Páginas

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ITUIUTABA PODERÁ PERDER VAGA NA SÉRIE "C"

Ituiutaba será julgado por caso de doping. Macaé e Juventude de olho

Caso seja considerado culpado, time mineiro deve perder a vaga e ser rebaixado para a Série D. Equipes carioca e gaúcha seriam beneficiadas.
Por GLOBOESPORTE.COM

Após conquistar o vice-campeonato Brasileiro da Série C, o Ituiutaba começa a prestar contas com a Justiça Desportiva na próxima terça-feira. Os dois jogadores do time mineiro flagrados pela Comissão Nacional de Controle de Dopagem da CBF serão julgados pela Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O julgamento será às 18h30m (de Brasília).

o exame antidoping realizado após o jogo contra a Chapecoense, realizado dia 9 de outubro, em Chapecó (válido pelas quartas-de-finais), foram encontradas nas amostras de urina dos volantes Tarcisio e Vinicius a substância proibida fenproporex - presente em remédios para emagrecer. Os dois atletas podem ser afastados dos gramados por até dois anos.

A realização do exame amostra B (contraprova) foi dispensada pelos jogadores que, por meio da diretoria do Ituiutaba, apresentaram defesa informando ser desconhecida a causa do doping, que nenhum remédio ou substância foi ministrada ou prescrita pelos médicos do clube e que se reservam no direito de trazer novos argumentos de defesa na sessão de julgamento.

Como foi configurada a infração de doping, Tarcisio e Vinicius foram denunciados por violar o artigo 2.1 do Código Mundial Antidoping (presença de uma substância proibida ou de seus metabólicos ou marcadores em uma amostra colida do atleta).

Em consequência disso, a Procuradoria do STJD pede para que seja aplicada a penalidade prevista no artigo 10, item 10.2 do mesmo código (dois anos de suspensão). Os dois jogadores ainda estão suspensos preventivamente.

Macaé quer a punição
Interessado direto no julgamento, o Macaé espera que o STJD também comprove uma possível participação direta do Ituiutaba no doping de seus jogadores. Caso isso se confirme, a equipe mineira corre o risco de ser eliminada do campeonato e, neste caso, o time carioca, quinto colocado, conquistaria o acesso à Série B do Brasileiro de 2011.

Se ficar comprovada a participação do Ituiutaba, e a sua consequente eliminação, o clube será rebaixado à Série D de 2011. Com isso, além do acesso do Macaé Esporte à Série B do ano que vem, o Juventude, 17º na tabela desta Série C, escaparia do rebaixamento.

0 comentários:

Postar um comentário