Páginas

sábado, 2 de abril de 2011

Estádio do ABC é obra sem custo absurdo e dentro da realidade

Por Mauro Cezar Pereira, blogueiro do ESPN.com.br, em Natal (RN)

Vivemos tempos ainda mais megalômanos do que aqueles em que, no regime militar, estádios para dezenas de milhares de torcedores eram erguidos de norte a sul sem que existisse a menor necessidade para isso. Tudo por conta da malfadada Copa de 2014 e as exigências da "Dona" Fifa. Tudos os palcos do certame devem ser suntuosos, com luxo, caros, caríssimos, mesmo que depois da competição não sirvam para muita coisa e elevem o índice de elefantes brancos pelo Brasil.

Em Natal o ABC construiu seu simpático estádio para 18 mil torcedores. O Frasqueirão foi inaugurado em 2006, possui arquitetura simples, com módulos de arquibancadas para 2,7 mil pessoas atrás de cada gol e duas maiores nas laterais. A principal, com cadeiras e cobertura, agrega, ainda, as cabines de rádio e televisão e instalações para convidados etc. É claro que não é um estádio para Copa, além disso pode, e deve, oferecer mais conforto aos fãs. Assim que possível, claro.

Nada impede o ABC de ampliar o estádio se isso fizer sentido, ou seja, se em algum tempo o time atrair com frequência plateias superiores aquilo que as arquibancadas atuais comportam. Também é viável, e aconselhável, instalar coberturas sobre os demais setores, para que a torcida não fique sob sol e chuva. Em Natal há comentários sobre planos de melhorias no Fraqueirão que o clube espera viabilizar. Hoje, a equipe ganha 75% dois pontos que disputa em sua casa.

Clubes de outros centros deveriam se inspirar no exemplo do ABC. Flamengo, Cruzeiro, Fluminense, Atlético e Corinthians, já deveriam ter instalações para 20 mil, 25 mil pessoas. Jogariam em suas canchas a maioria dos compromissos, passando para os estádios maiores em cotejos com maior expectativa de público. Não pagariam aluguel, pressionariam os rivais em seus "caldeirões" e não dependeriam de esmolas políticas, tráfico de influência, etc.







0 comentários:

Postar um comentário