Páginas

domingo, 22 de maio de 2011

REFLEXÃO SOBRE AS CRÍTICAS

Texto de Pedro Augusto, retirado da Comunidade do ABC no Orkut
[Reflexão] Sobre as Críticas

É fato que a torcida do ABC, do ano passado para cá, vem se tornando excessivamente exigente, muitas vezes sob o escudo de “criticas construtivas” ou “pensamentos grandes”. Também é fato que o ABC hoje vive um dos melhores momentos da sua história e temos o direito de sonhar mais alto.

Mas precisamos por os pés no chão e ser um pouco mais realistas. As colocações feitas, muitas vezes beiram a insanidade ou o delírio. Seria interessante que muitos dos que costumeiramente atacam e agridem do roupeiro a Rubens Guilherme, fizesse uma reflexão em cima das sandices que afirmaram num passado recente, para ver que não são donos da razão. Por mais que essa comunidade seja totalmente livre, um pouco mais de ponderação e equilíbrio nas críticas, poderiam torná-la mais útil.
Imaginem se uma ínfima parte das chamadas “críticas construtivas” tivessem sido levadas em consideração pela diretoria?

Uma pequena restrospectiva das “críticas construtivas”:
- Flávio Anselmo - Até hoje tem gente que não relaxa. O cara é um dos principais responsáveis pelo futebol vitorioso que temos atualmente e o pessoal ainda pega no pé dele, com supostas acusações infundadas, que ninguém prova.

- Leandro Campos - Passou a temporada passada todinha calando a boca da crítica esportiva e dos torcedores mais exigentes e exaltados, mas não teve jeito do pessoal baixar a cabeça e reconhecer que ele tem uma leitura de jogo muito boa e uma filosofia de trabalho quase impecável. Queimou a língua de muita gente, segurando ou fazendo substituições imprevisíveis, mas que deram certo. Lembro uma crítica mais exaltada, em um dos milhares de tópicos utilizados para agredi-lo, com uma indagação absurda: “Quem disse que LC é técnico?” Ganhou 4 dos 5 títulos disputados, mas isso não bastou para que adquirisse o respeito dessa facção da torcida. Um técnico honesto e íntegro como LC é coisa rara no futebol. Talvez sob esse aspecto é que ele não se assemelhe a maioria dos técnicos em atividade. Mas técnico ele é e dos melhores que o ABC já teve.
 
- Wellinton - Todo goleiro falha. TODO!!! Todos os grandes goleiros que vi atuar no futebol brasileiro, Leão, Carlos, Taffarel, Marcos, Dida, Júlio Cesar, etc... falharam e falharam muito. Mas Wellinton não pode falhar. Imediatamente vem a enxurrada habitual de críticas: não sabe sair do gol; não tem saída de bola; é inexperiente. Mas a mais cruel de todas é: não é jogador de série B. Eu gostaria muito que alguém me explicasse, o que é um jogador de série B? O Vasco da Gama tá prestes a levar o goleiro, por reconhecer suas qualidades e entender que tem condições de disputar uma série A, mas Marcos Lopes e seguidores insistem em desvalorizam o patrimônio do ABC, afirmando que o goleiro não tem condições de disputar a série B.

- Tiago Garça - Foi uma das perseguições mais injustas que vi a torcida do ABC fazer. Se o jogador não brincava atrás e desafogava, era porque só sabia dar chutões. Se fazia bonito e saia com classe, é porque tava doido pra entregar o ouro. Não podia levar um drible ou errar num bote, que era lento. Mesmo com o ABC ostentando o reconhecimento de defesa menos vazada, o mérito ia todo para Wellinton, Basílio e Ricardo Oliveira.

- Biléu - Além de ser esculachado até a derradeira geração, ainda trazia respingos a Flávio Anselmo, que foi inventar de dizer que ele era um atleta que tinha muito futuro. Flávio Anselmo acertou na mosca. Biléu tem, sim, muito futuro. Vem jogando muita bola. Talvez os que tanto o criticaram devessem um pedido de desculpas a ele e a Flávio Anselmo.

- Cascata - Apesar de ídolo e principal jogador da equipe do ABC, basta uma apresentação abaixo da média, para também não ser poupado.

- Gabriel - Foi um jogador muito útil na temporada passada e no campeonato estadual, mas não teve jeito de ser absorvido. Para a torcida, simplesmente não há perdão para aquele pênalti perdido contra o Potyguar.
 
- Zulu - Até hoje eu me pergunto o que a torcida do ABC esperava dele. Eu esperava gol e gol ele fez.

- João Paulo - Artilheiro da temporada, não se contundia e não tinha medo de errar. Era sempre uma opção de jogo, por pior que estivesse a partida, mas não teve jeito. Recebeu uma perseguição implacável porque perdia muitos gols. A torcida não queria saber se ele fazia muitos gols. O que importava era os gols que ele perdia. João Paulo hoje faz falta. Fato: os rendimentos de Éderson e Leandrão despencaram sem João Paulo. Leandrão não precisava sair da área. João Paulo, com o seu “ciscado”, atraia a marcação e ficava mais fácil os jogadores de área jogar.
 
Resumindo:
Censura, como foi sugerido em alguns outros tópico, creio que é simplesmente inadimissível. Porém se passarmos a questionar, sugerir, discutir os diversos temas que envolvem o ABC, de um modo mais racional e ponderado, essa comunidade poderá voltar a ser útil. Longe de mim querer ser dono da verdade, mas acho que não estamos passando por um bom momento e gradualmente estamos perdendo a importância e a utilidade que tínhamos.

PS: Não é interesse meu iniciar nenhuma nova polêmica. O tópico visa apesar fazer uma reflexão sobre o que tem acontecido por aqui. Um bom começo para uma nova realidade na comunidade, seria que cada um abandonasse as suas bandeiras pessoais e empunhassem apenas a bandeira do ABC.

Comentário de Alexandre
BANALIZAÇÃO DA CORNETA
Essa comunidade que já se mostrou útil, importante e interferindo na vida do clube está se tornando inútil.

Até porque está predominando os papagaios de Marcos Lopes, então não precisa nem a direção do ABC entrar aqui, basta entra no blog do ML que já vai direto na fonte da corneta.

Comentário de Pedro Augusto
Isso mesmo, Alexandre!
Você resumiu em 3 linhas o que precisei de 4 postagens para fazer.

1 comentários:

Diego Ivan disse...

Concordo com a ideia do texto, mas acho que OPINIÃO todos tem o direito de ter. Partindo deste raciocínio eu opino.

A perseguição a Gabriel passou do ponto. Ele retomou um bom futebol, pode até não ser o jogador fora de série, mas certamente com uma boa sequencia em um time montado ele irá ter sucesso.

As criticas a Wellington e Flávio Anselmo são ridículas... Daqui a pouco vão dizer que não gostam deles por que os dois são feios.

As criticas a Zulu e Bileu eram sim pertinentes, Zulu marcou +ou- 10 gols pelo ABC e mais da metade de pênalti. Bileu cresceu seu futebol em 2011, mas antes disso fazia pena. Mas mesmo assim acho que Bileu é banco pra B.

A critica a João Paulo para mim era e é muito ajustada. Enquanto João Paulo perdia 4 gols e marcava 1 estava tudo certo, mas do segundo semestre de 2010 em diante, o jogador parou de marcar, parou de dar passes para gol e passou somente a chutar a bola para onde estava virado. Esse é que é o detalhe. Criticas mais do que justificáveis.

Cascata é o cara!!!

Sobre Leandro Campos eu posso estar sendo incoerente, o trabalho dele é bom mas criticas a ele no ABC não são infundadas. O trabalho de L.C. nunca foi excelente quase 2 anos. Afinal de contas, por muito pouco e com muita sorte o ABC se classificou na primeira fase da C. Ou não se lembram que todos os resultados das ultimas duas rodadas favoreceram o Alvinegro.

O desempenho de L.C. no inicio da B foi ridículo. Não soube entender a possibilidade mais do que real de uma vitoria na estreia. Foi incapaz de tentar algo, mesmo que trocasse um volante por outro ou um atacante por outro. Se acomodou com o resultado de empate num momento em que o ABC poderia ter vencido. Sem querer menosprezar o Bragantino, mas o ABC não estava enfrentando uma equipe boa e sim um catadão recém formado.

Para terminar, discordo de quem acha que tudo são flores no ABC, descordo mais ainda daqueles que se agarram ao pensamento tacanha e a formulas estapafúrdias. Futebol é um dia após o outro. Discordo principalmente de quem é incapaz de dar o braço a torcer.

Abraço!!!

Postar um comentário