Páginas

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Reflexão Sobre as Críticas

[Reflexão] Sobre as Críticas
Texto de Pedro Augusto publicado na comunidade do ABC no Orkut


A maior parte das colocações feitas aqui, onde os autores afirmam estar fazendo "críticas construtivas", na realidade, na maioria das vezes, não passam de agressões, expressões de rancor, desabafos ou implesmente pura raiva. De construtivas não tem nada. Se almeja construir o quê, dizendo que um jovem talento, que é patrimônio do clube e um dos principais artilheiros, não passa de “burro e imbecil”? Qual a construção existente, ao afirma que um outro jogador não passa de “um cone”? Quando se rotula um jogador de “rebolado” ou de “mascarado” se visa construir o que? Só se for um túmulo ou uma barreira entre a torcida e os jogadores. Essas são as únicas construções possíveis.

Mascarado na realidade é todo aquele que se diz torcedor e no primeiro insucesso do time se transforma em um crítico ferrenho. Rebolado é aquele que se diz abcdista quando o time está bem, desfilando com a camisa do ABC e distribuindo arrogância e soberba. Mas só o faz no dia seguinte a uma vitória. Cone é aquele que vai ao estádio e fica parado vendo o time perder. Não incentiva, nem apoia os jogadores, a não ser depois de um gol. Imbecis são todos aqueles que acham que podem ajudar alguma coisa agredindo pessoas que apesar de profissionais bem remunerados, também são seres humanos. Burros são aqueles que não cansam de criticar um treinador que vem mantendo uma excelente performance e tem demonstrado ser sério e capacitado.
Assim como Zulu não comemorava mais seus com a Frasqueira, João Paulo também se afastou – ou foi afastado; Cascata também anda ressentido e o resto do elenco nitidamente distante da Frasqueira. Criticar de maneira agressiva e acintosa, do goleiro ao treinador, se constrói o quê? Nada. Se constrói ruínas.

As colocações que eu faço agora independem do resultado contra o Santa Cruz. Se o ABC ganhar ou perder continuarei com a mesma convicção. Temos um bom elenco e uma excelente equipe técnica, mas não ganhamos nada e o time precisa de tranquilidade para produzir.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo comentário e concordo com vc.

Adalberto Machado (Torcedor que torce e apoia o ABC o mais querido).

André Costa disse...

Muito boa avaliação do que é ser torcedor. Eu mesmo não me considero um conhecedor do futebol, suas táticas e estratégias (dentro e fora do campo). Mas seu o que sou, um aficcionado pelo ABC F.C. E sou desde criança, talvez por honrar os tempos dos pais dos meus bisavôs. Assim, como aficcionado quero o bem do meu clube.
Normalmente, me preocupo com a transparência dos dirigentes e com a motivação dos jogadores, treinadores e equipe técnica.
A muito pedia um plano de sócios adequado a nossa realidade (de time e torcedores nordestinos). Agora como sócio-torcedor, colaboro ativamente para ver o clube crescer de forma planejada e sustentável, esperando ver o ABC F.C. como farol para o progresso tanto do futebol e quanto da economia potiguar.
O torcedor quer vitórias, que ver o time 'subir'.Mas tudo tem que ser feito com critério (vi um Becê gastando o que não tinha e continuando na lanterna da série B) e não é o dinheiro que trás resultados, é a motivação que faz um time vendedor. E criticar só para ver o circo pegar fogo não é a ferramenta adequada para motivar uma equipe (seja ela de jogadores ou de vendedores).
A Frasqueira quer ver o time motivado? Vá ao estádio, torça (sem violência, por favor), apoie e incentive o time.
Para acabar, pois estou falando demais, basta ver o quanto a torcida colorada apoia o seu Internacional (por lá tá fataltando lugar no Beira-Rio para aceitação de novos sócios).

Anônimo disse...

Concordo em Gênero, número e grau com as informações,e ainda acho que não custa nada ser otimista, mesmo porquê não se entra em campo já derrotado, e ao invés de plantar pessimismo, deve-se fazer presente ao Frasqueirão em maior número de torcedores, o que não está acontecendo.
Vamos mudar o fogo galera alvinegra, o ABC F.C. precisa de nosso apóio, e pensamentos bons, trarão muitas vitórias.
Saudações.
Genar Brandão.

Manu Silva disse...

Ele sabe, mais vou ressaltar, concordo em genero, numero e grau!

Postar um comentário