Páginas

domingo, 22 de maio de 2011

REFLEXÃO SOBRE AS CRÍTICAS

Texto de Pedro Augusto, retirado da Comunidade do ABC no Orkut
[Reflexão] Sobre as Críticas

É fato que a torcida do ABC, do ano passado para cá, vem se tornando excessivamente exigente, muitas vezes sob o escudo de “criticas construtivas” ou “pensamentos grandes”. Também é fato que o ABC hoje vive um dos melhores momentos da sua história e temos o direito de sonhar mais alto.

Mas precisamos por os pés no chão e ser um pouco mais realistas. As colocações feitas, muitas vezes beiram a insanidade ou o delírio. Seria interessante que muitos dos que costumeiramente atacam e agridem do roupeiro a Rubens Guilherme, fizesse uma reflexão em cima das sandices que afirmaram num passado recente, para ver que não são donos da razão. Por mais que essa comunidade seja totalmente livre, um pouco mais de ponderação e equilíbrio nas críticas, poderiam torná-la mais útil.
Imaginem se uma ínfima parte das chamadas “críticas construtivas” tivessem sido levadas em consideração pela diretoria?

Uma pequena restrospectiva das “críticas construtivas”:
- Flávio Anselmo - Até hoje tem gente que não relaxa. O cara é um dos principais responsáveis pelo futebol vitorioso que temos atualmente e o pessoal ainda pega no pé dele, com supostas acusações infundadas, que ninguém prova.

- Leandro Campos - Passou a temporada passada todinha calando a boca da crítica esportiva e dos torcedores mais exigentes e exaltados, mas não teve jeito do pessoal baixar a cabeça e reconhecer que ele tem uma leitura de jogo muito boa e uma filosofia de trabalho quase impecável. Queimou a língua de muita gente, segurando ou fazendo substituições imprevisíveis, mas que deram certo. Lembro uma crítica mais exaltada, em um dos milhares de tópicos utilizados para agredi-lo, com uma indagação absurda: “Quem disse que LC é técnico?” Ganhou 4 dos 5 títulos disputados, mas isso não bastou para que adquirisse o respeito dessa facção da torcida. Um técnico honesto e íntegro como LC é coisa rara no futebol. Talvez sob esse aspecto é que ele não se assemelhe a maioria dos técnicos em atividade. Mas técnico ele é e dos melhores que o ABC já teve.
 
- Wellinton - Todo goleiro falha. TODO!!! Todos os grandes goleiros que vi atuar no futebol brasileiro, Leão, Carlos, Taffarel, Marcos, Dida, Júlio Cesar, etc... falharam e falharam muito. Mas Wellinton não pode falhar. Imediatamente vem a enxurrada habitual de críticas: não sabe sair do gol; não tem saída de bola; é inexperiente. Mas a mais cruel de todas é: não é jogador de série B. Eu gostaria muito que alguém me explicasse, o que é um jogador de série B? O Vasco da Gama tá prestes a levar o goleiro, por reconhecer suas qualidades e entender que tem condições de disputar uma série A, mas Marcos Lopes e seguidores insistem em desvalorizam o patrimônio do ABC, afirmando que o goleiro não tem condições de disputar a série B.

- Tiago Garça - Foi uma das perseguições mais injustas que vi a torcida do ABC fazer. Se o jogador não brincava atrás e desafogava, era porque só sabia dar chutões. Se fazia bonito e saia com classe, é porque tava doido pra entregar o ouro. Não podia levar um drible ou errar num bote, que era lento. Mesmo com o ABC ostentando o reconhecimento de defesa menos vazada, o mérito ia todo para Wellinton, Basílio e Ricardo Oliveira.

- Biléu - Além de ser esculachado até a derradeira geração, ainda trazia respingos a Flávio Anselmo, que foi inventar de dizer que ele era um atleta que tinha muito futuro. Flávio Anselmo acertou na mosca. Biléu tem, sim, muito futuro. Vem jogando muita bola. Talvez os que tanto o criticaram devessem um pedido de desculpas a ele e a Flávio Anselmo.

- Cascata - Apesar de ídolo e principal jogador da equipe do ABC, basta uma apresentação abaixo da média, para também não ser poupado.

- Gabriel - Foi um jogador muito útil na temporada passada e no campeonato estadual, mas não teve jeito de ser absorvido. Para a torcida, simplesmente não há perdão para aquele pênalti perdido contra o Potyguar.
 
- Zulu - Até hoje eu me pergunto o que a torcida do ABC esperava dele. Eu esperava gol e gol ele fez.

- João Paulo - Artilheiro da temporada, não se contundia e não tinha medo de errar. Era sempre uma opção de jogo, por pior que estivesse a partida, mas não teve jeito. Recebeu uma perseguição implacável porque perdia muitos gols. A torcida não queria saber se ele fazia muitos gols. O que importava era os gols que ele perdia. João Paulo hoje faz falta. Fato: os rendimentos de Éderson e Leandrão despencaram sem João Paulo. Leandrão não precisava sair da área. João Paulo, com o seu “ciscado”, atraia a marcação e ficava mais fácil os jogadores de área jogar.
 
Resumindo:
Censura, como foi sugerido em alguns outros tópico, creio que é simplesmente inadimissível. Porém se passarmos a questionar, sugerir, discutir os diversos temas que envolvem o ABC, de um modo mais racional e ponderado, essa comunidade poderá voltar a ser útil. Longe de mim querer ser dono da verdade, mas acho que não estamos passando por um bom momento e gradualmente estamos perdendo a importância e a utilidade que tínhamos.

PS: Não é interesse meu iniciar nenhuma nova polêmica. O tópico visa apesar fazer uma reflexão sobre o que tem acontecido por aqui. Um bom começo para uma nova realidade na comunidade, seria que cada um abandonasse as suas bandeiras pessoais e empunhassem apenas a bandeira do ABC.

Comentário de Alexandre
BANALIZAÇÃO DA CORNETA
Essa comunidade que já se mostrou útil, importante e interferindo na vida do clube está se tornando inútil.

Até porque está predominando os papagaios de Marcos Lopes, então não precisa nem a direção do ABC entrar aqui, basta entra no blog do ML que já vai direto na fonte da corneta.

Comentário de Pedro Augusto
Isso mesmo, Alexandre!
Você resumiu em 3 linhas o que precisei de 4 postagens para fazer.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Pesquisa do IBOPE, EU JÁ SAB IA

02 Fev 2011 - 01:56:13
Pesquisa torcidas - Ibope divulga
Fonte: http://torcidas.0-up.com/Primeiro-blog-b1/Pesquisa-torcidas-Ibope-divulga-b1-p2.htm


1º Flamengo (33,2 milhões; 17,2%)

2º Corinthians (25,8 milhões; 13,4%)

3º São Paulo (16,8 milhões; 8,7%)

4º Palmeiras (11,6 milhões; 6,0%)

5º Vasco da Gama (7,9 milhões; 4,1%)

6º Grêmio (7,7 milhões; 4,0%)

7º Cruzeiro (6,8 milhões; 3,5%)

8º Santos (5,2 milhões; 2,7%)

9º Atlético-MG (5,0 milhões; 2,6%)

10º Internacional (4,8 milhões; 2,5%)

11º Sport (3,3 milhões; 1,7%)

12º Botafogo (3,1 milhões; 1,6%)

12º Bahia (3,1 milhões; 1,6%)

12º Fluminense (3,1 milhões; 1,6%)

15º Vitória (2,3 milhões; 1,2%)

16º Ceara (1,5 milhões; 0,8%)

17º Santa Cruz (1,2 milhões; 0,6%)

17º Fortaleza (1,2 milhões; 0,6%)

17º Atlético-PR (1,2 milhões; 0,6%)

18° Coritiba PR [900 mil torcedores 0,4%]

19° Remo [890 mil torcedores 0.4%]

20° Figueirense [700 mil torcedores 0,2%]

20° Paysandu [700 mil torcedores 0.2%]

21° Goias [650 mil torcedores 0.2%]

21° Joinville [650 mil torcedores 0.2%]

22° ABC [600 mil torcedores 0.1%]

23° CSA [590 mil torcedores 0.1%]

24° CRB [540 mil torcedores 0.1%]

25° Treze [500 mil torcedores 0,05%]

26° Guarani [450 mil torcedores 0,05%]

26° Vila nova [450 mil torcedores 0,05%]

27° Nautico [400 mil torcedores 0,04 %]

28° America RN [390 mil torcedores 0,04%]

28° Sampaio corrêa [390 mil torcedores 0,04%]

28° Avai [390 mil torcedores 0,04%]

29° Campinense [300 mil torcedores 0,02%]

29° Botafogo PB [300 mil torcedores 0,02%]

29° Ponte preta [300 mil torcedores 0,02%]

30° Parana [250 mil torcedores 0,01%]

30° São Raimundo [250 mil torcedores 0,01%]

31° Caxias [200 mil torcedores 0,01%]

32° Confiança [170 mil torcedores 0,01%]

segunda-feira, 16 de maio de 2011

quarta-feira, 11 de maio de 2011

ABC lança novo uniforme com atração nacional

Milene Domingues será atração no lançamento do novo uniforme do ABC
Fonte: Do UOL Esporte

O ABC realiza na próxima quinta-feira uma festa para o lançamento da nova linha de material esportivo do clube potiguar, confeccionada pela Lupo. O evento, marcado para as 19h (horário de Brasília), acontece no Teatro Riachuelo, em Natal, e contará com a participação de Milene Domingues, modelo e ex-jogadora de futebol, hoje apresentadora da Rede TV.

A presença de Milene Domingues foi viabilizada através da Dez Sports, que conseguiu junto à EMS Pharma, patrocinadora máster do ABC, a confirmação da apresentadora no evento.

Além do lançamento da nova linha de material esportivo, ainda haverá a apresentação oficial do elenco abecedista que disputará o Campeonato Brasileiro da Série B.

E a quinta-feira promete ser toda alvinegro em Natal. Além do evento, haverá ainda um amistoso (o primeiro de preparação para a Série B) entre ABC e CSP-PB, no estádio Frasqueirão, às 16h.

O ABC inicia sua campanha na Série B no dia 20 de maio, sexta-feira, contra o Bragantino, em Bragança Paulista. Sua estreia diante da torcida, no Frasqueirão, acontece oito dias depois, em duelo contra o Salgueiro.